Objetivo
Geral:
Proporcionar aos alunos momentos de
aprendizagem envolvendo a música erudita como elemento presente na sua cultura
cotidiana através de experiências sensoriais e práticas.
Objetivos
Específicos:
·
Identificar músicas eruditas.
·
Experimentar
as possibilidades de ritmo da música clássica através de experiências práticas.
Essa sequência de
atividades proporcionará à turma a oportunidade de identificar a musica
erudita, bem como conhecer alguns compositores clássicos.
1ª
atividade
Com
auxílio do projetor multimídia passar aos alunos o filme O Segredo de Bethoven,
filme de 2006 dirigido por Agnieszka Hollan.
Sinopse[1]:
Anna Holtz (Diane
Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como
estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em
uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada
para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris), o mais celebrado
artista vivo da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio
de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a
aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.
Posterior à exposição do filme, questionar os
alunos sobre questões como:
ü
Preconceito
ü
Trabalho
para as mulheres
ü
Por
que o preconceito com Ana Holtz e quais os percalços que ela passou trabalhando
junto com o maestro Bethoven.
Solicitar aos alunos que entreguem um breve
comentário com as impressões que tiveram do filme.
2ª
atividade
Passar Para os Alunos:
Para a identificação
da música erudita, é necessário que saibam o que é uma obra. Uma obra é um
conjunto de movimentos, ou seja, um conjunto de músicas. Diferente da música
popular, onde cada música é composta sem ligação com nenhuma outra, na música
erudita o compositor cria um conjunto de movimentos que posteriormente farão
parte de uma obra. Por exemplo, uma sinfonia é, normalmente, composta por 4
músicas. Já um concerto, geralmente divide-se em 3 partes.
Cada movimento
geralmente tem o nome conforme a sua velocidade. Abaixo estão relacionados os
tipos de movimento, desde o mais rápido até a música mais lenta:
1.
Prestíssimo
2.
Presto
3.
Allegro
4.
Allegretto
5.
Andante
6.
Andantino
7.
Adagio
8.
Larghetto
9.
Largo
Música Erudita no Brasil
A Música Erudita, ou
Clássica, ou de Concerto, no Brasil dos primeiros séculos de colonização
portuguesa, vinculava-se estritamente à Igreja e à catequese. Com o passar do
tempo, irmandades de música, salas de concerto e manuscritos brasileiros vão
traçando o perfil de uma atividade crescente no país, onde pontificaram nomes
como Antônio José da Silva, cognominado "O Judeu", José Joaquim
Emerico Lobo de Mesquita, Caetano de Mello Jesus, entre outros.
Com a chegada de D.
João VI no Brasil, tivemos também um grande impulso às atividades musicais e
José Maurício Nunes Garcia destacou-se como o primeiro grande compositor
brasileiro. Mas mesmo com todas as obras feitas por estes compositores, ainda
no século 19, falar em música erudita brasileira era motivo de riso, num
período totalmente dominado pelos mestres italianos (com esporádicas
contribuições de alemães e franceses).
Foi somente com
Villa-Lobos que a música nacionalista no Brasil introduziu-se e consolidou-se
pra valer. Nessa época, ignorava-se compositores como Alberto Nepomuceno e
Brasílio Itiberê da Cunha, exatamente por causa da excessiva brasilidade de
suas composições, e admitia-se Carlos Gomes graças ao sucesso europeu. É a
partir de Villa-Lobos que o Brasil descobre a música erudita e o país passa,
desde então, a produzir talentos em série: Lorenzo Fernandez, Francisco
Mignone, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro e
Edino Krieger são alguns desses expoentes.
Atividade
Prática:
Com base em dois exemplos de música:
A 9ª Sinfonia de
Bethoven[2]
solicitar que os alunos levantem de
acordo com o ritmo. O professor deve “reger” os alunos de acordo com a
intensidade da melodia. Nesta atividade, elementos como a lateralidade,
coordenação motora ampla, atenção e reflexos serão avaliados. Ainda nesta
dinâmica de atividade, os alunos deverão novamente ser regidos pelo professor
ao som do “Aquecimento Funk com Música Clássica[3]”.
O papel de regente poderá ser alternado com os alunos também.
O Objetivo desta
atividade é fazer com o que os alunos percebam as mudanças de ritmo e a forma
como estas acontecem, o tempo e a intensidade das notas associadas aos
movimentos do maestro. O interessante da proposta é que com o ritmo do funk
associado a musica clássica a receptividade dos alunos tende a crescer e abre
um leque de possibilidades, como por exemplo a criação de uma “batida” para
outras composições clássicas.
Outra possibilidade:
Com a música tocando,
organize os alunos em circulo, peça que rasguem folhas de revistas velhas e
façam bolinhas de papel acompanhando o andamento da música. Num segundo momento
inicie uma “guerra” com as bolinhas, lembrando-os que devem manter o andamento
da música ao atirá-las. Num momento posterior, coloque um saco plástico no
centro da roda e peça que, ainda seguindo o andamento da música , recolham
todas as bolinhas de papel, colocando-as no saco.
(Lembre-se
de encaminhar os papéis para a reciclagem posteriormente!)
Após a atividade, pergunte aos alunos se
sabem o que caracteriza uma música erudita. Muitas vezes, de acordo com a
vivência da turma, as respostas relacionam-se aos instrumentos, à orquestra, a
época de criação.
3ª
atividade:
Com auxilio do
projetor multimídia, passar para os alunos dois exemplos de desenho animado que
utilizam como enredo a música clássica. O primeiro exemplo é o Pica Pau: O
Barbeiro de Sevilha [4]
e o Mickey Mastro[5].
Após a exposição do vídeo
questionar quantos dos alunos já assistiu algum desses desenhos. Com base nas
respostas, questionar quantos perceberam que a trilha destes desenhos é na
verdade música clássica, mais especificamente dois clássicos da ópera italiana.
Com base apenas no áudio
dos vídeos, solicitar aos alunos que dramatizem uma cena. Esta atividade pode
ser feita em grupo ou duplas. O professor pode participar junto com os alunos.
Ainda utilizando a
música como fonte de informação, tocar para os alunos a música “Jubilantes te
Exaltamos” interpretada pela Família Lima, esta música é uma adaptação da 9º
Sinfonia de Bethoven. Questionar se os alunos reconhecem o som, o ritmo.
Posterior as respostas tocar novamente a 9º Sinfonia original.
4ª
atividade:
Retome com os alunos
que a música erudita é marcada por movimentos, apresentando-lhes os nomes, do
mais rápido ao mais lento: (Prestíssimo, Presto , Allegro , Allegretto ,
Andante, Andantino , Adagio , Larghetto , Largo )
Divida a turma em
grupos. Peça que cada grupo vá ao laboratório de informática para buscar,
em fontes da internet, ao menos, dois
exemplos de movimentos, localizando os arquivos em áudio ou vídeo. Oriente para
que usem os nomes dos movimentos como palavras-chave.
Ofereça algumas fontes para pesquisa:
http://musicabrconcerto.blogspot.com/
http://pqpbach.opensadorselvagem.org/
http://libroslibresmusicalibre.blogspot.com/
Promova uma
socialização das descobertas, seguindo a ordem da lista, do movimento mais
lento ao mais rápido: Largo, Larghetto, Adagio, Andantino, Andante, Allegretto,
Allegro, Presto, Prestíssimo .
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