segunda-feira, 4 de junho de 2012

Revolução Francesa em RPG Eletrônico

Sabemos que a disciplina de História é estigmatizada como sendo o momento do decoreba e do copiar incessante do quadro. Pensando em quebrar esta imagem o pessoal dos grupos de pesquisa da UNEB - Universidade Estadual da Bahia - lançou esta nova abordagem sobre um momento tão importante da história mundial e com reflexos diretos no desenvolvimento da nossa sociedade.



O jogo possui uma interface e jogabilidade muito semelhante a consoles já conhecidos dos nossos alunos como Resident Evil e God of War onde o objetivo é guiar e desenvolver o personagem através de diversas fases. 

"O Tríade mediando o processo ensino aprendizagem da História, visa possibilitar a imersão dos alunos no universo do século XVIII, especialmente na Revolução Francesa, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio o desejo de aprender de forma lúdica e prazerosa. Este conteúdo rico e importante para entender o contexto da sociedade contemporânea será apresentado através de um jogo de simulação. Este tipo de game possibilita aos jogadores experimentar situações que não podem muitas vezes ser concretizadas no cotidiano. Assim, através da mediação desses jogos é possível criar novas formas de vida, gerir sistemas econômicos, constituir famílias, enfim, simular o real, antecipar e planejar ações, desenvolver estratégias, projetar os conteúdos afetivos, culturais e sociais do jogador que aprende na interação com os jogos eletrônicos. "


Abordagens com temas históricos associados a jogos eletrônicos são mais raras devido a barreira tecnológica dos computadores presentes na maioria dos laboratórios escolares que utilizam como sistema operacional o Linux 2.0 ou 3.0, ao passo que a maioria das plataformas no mercado são da Microsoft. No entanto o pessoal da UNEB pensou nesse nosso probleminha lançando duas versões do jogo, uma para os computadores com sistema Windows e outra para o Linux.

Os conteúdos podem ser trabalhados de forma tradicional, usando e abusando dos textos e imagens do período e o jogo entraria como sendo um "plus" para os alunos que poderia visualizar e "vivenciar" o conteúdo trabalhado, experimentando os ideais iluministas e o preço a ser pago por esta escolha.

Boa aula e bom jogo!

Link para download do jogo:


Um comentário:

  1. bah muito legal! uma forma de interessar o aluno no conteúdo e do mesmo aprender de forma divertida e que ele diferente!
    Muito boa proposta do teu blog, para um ensino de qualidade estamos precisando de formas interessantes de problematizar o conteúdo e de criar estratégias para trabalhar este. Assim os alunos se interessam e aprendem.
    Beijo, Carol.

    ResponderExcluir